sexta-feira, 10 de abril de 2009

JavaMagazine nº 67 - JavaFX

Li artigo na JavaMagazine atual nº 67 um artigo falando do JavaFX.
Sinceramente, acho a forma de codificação muito pouco intuitiva. Mesmo sendo integrada com o Java, o que é uma vantagem, acredito que a curva de aprendizado será muito grande.

Tem bastante o que evoluir ainda, na minha opinião, objetos de menu e grid ainda não existem na versão atual.

SilverLight, não me lembro de ver exemplos, mas tb é recente e já li alguns posts falando que uma aplicação feita no .Net Framework de versão anterior não roda direito na versão mais nova, o velho problema de compatibilidade com versões anteriores, o que é bem comum nos softwares na Microsoft.

O JavaFX tem a versão Mobile que está para sair, se evoluir bastante neste ponto poderá pegar um mercado promissor. O Flex neste ponto tem o Flash Light, mas até onde li só suportará o ActionScript 2 e não o 3, o que limitará os recursos disponíveis.

Nesta corrida, na minha opinião, o Flex ainda sai ganhando, por ter um código bem intuitivo, bem documentado, ótimos recursos visuais, bastante maduro (está na versão 3.3, enquanto os sesus concorretes recentemente forão lançados), mas é necessário que a Adobe fique de olho nos seus adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário