domingo, 28 de abril de 2013

IRPF 2013 - Rendimentos Recebidos Acumuladamente

Na minha opinião IRPF é desonesto, tudo que se compra tem imposto, quando se recebe o pagamento já vem excessivamente tributado sendo a tributação trabalhista brasileira uma das mais pesadas. 

Fora os pedágios que estão lá para melhorar as rodovias o que às vezes não acontece. Você sabia que os combustíves tem um tributo (CIDE) justamente para isso?

Aí você se esforça, faz cursos, se empenha no trabalho para ganhar um salário maior, e aí ganhando um aumento você entra numa outra faixa de IR de percentual maior.
Se pelo menos os serviços públicos básicos, educação, transporte, saúde fossem de primeira qualidade.

PARA ONDE VAI TODO O DINHEIRO PAGO COM IMPOSTOS?

Sinceramente somos muito pacatos, deixamos as coisas acontecerem.

Bem, passado o desabafo, quero comentar sobre Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA).

Estava fazendo o IRPF da minha cunhada e o ano passado ela ganhou uma causa trabalhista devido um aumento salarial que não tinha sido incorporado, ela é professora municipal, sendo que ao receber acumulado o leão deu uma grande mordida.
Nesses casos a tributação é diferenciada, Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA), tendo uma ficha específica no programa de declaração de IR. Essa ficha aparece no menu esquerdo sendo o nono item acima de Imposto Pago / Retido.

O que quero chamar a atenção é que na guia de rendimentos recebida pela prefeitura este valor apareceu no quadro Rendimentos Tributados Recebidos de Pessoa Jurídica, o que não pode, nesse quadro deve aparecer somente o valor recebido devido trabalho no ano de 2012, e o que ela recebeu devido a causa trabalhista deveria estar no quadro específico, RRA. No lançamento inicial lancei na mesma ficha no programa de IR fazendo com que ela não conseguisse recuperar o valor retido na fonte da causa trabalhista, sendo que o advogado dela comentou que ela conseguiria.
Depois de muito pesquisar encontrei este vídeo da Sevilha Contabilidade que explica muito bem. Tem coisas do IR que lendo no site não tem como entender devido a linguagem cheias de leis, etc.

Resumo da história, amanhã, faltando 2 dias para a data final de entrega ela terá que pedir para a prefeitura que alterem a guia de rendimentos para que ela possa receber o valor retido da causa trabalhista e não caia na malha fina devido um erro que não é dela.

Destacando então: se você recebeu alguma causa trabalhista no ano passado verifique a sua guia de rendimentos para não ter problemas com o leão.

[]s

Nenhum comentário:

Postar um comentário